Santuários e paróquias celebram a festa do Senhor Bom Jesus

Santuários e paróquias celebram a festa do Senhor Bom Jesus

Os dois santuários e as quatro paróquias dedicadas ao Senhor Bom Jesus celebraram no dia 6 de agosto, festa da Transfiguração do Senhor, popularmente dia do Senhor Bom Jesus, a festa do padroeiro, neste ano, excepcionalmente de um modo diferente, sem a presença física dos romeiros e com transmissões dos tríduos, novenas, quermesses drive-thru, entre outras atividades sociais e religiosas, nas mídias sociais paroquiais do Facebook ou Youtube, seguindo as orientações das autoridades sanitárias de distanciamento social evitando aglomerações de pessoas para evitar a propagação do novo coronavírus (Covid-19).

Jardinópolis

A 107ª Festa do Senhor Bom Jesus da Lapa, no Santuário Arquidiocesano Senhor Bom Jesus da Lapa, em Jardinópolis, foi realizada de 28 de julho a 6 de agosto, por meio da novena do padroeiro com o tema: “Eu estou convosco” (Mt 28, 20) sendo  transmitida simultaneamente na página do Facebook, no canal do Youtube e pela Rádio Comunitária Santa Teresinha do Menino Jesus. No dia 6 de agosto, às 16 horas, o arcebispo metropolitano Dom Moacir Silva presidiu a missa solene, concelebrada pelo reitor padre Wagner Luis Gomes.

Na homilia Dom Moacir ressaltou o sentido da transfiguração do Senhor e pediu orações para os cristãos que sofrem perseguições em diversos lugares do mundo. “Queridos irmãos, queridas irmãs, com a Igreja celebramos a Solenidade da Transfiguração do Senhor, e também com esta mesma Igreja, rezamos pelos cristãos perseguidos em diversas partes do mundo. A Palavra de Deus nos convida a contemplar a transfiguração do Senhor, ou seja, a manifestação do Senhor Jesus na sua glória (...) A narrativa da transfiguração atinge o seu ponto alto, o máximo, na voz do Pai que proclama a identidade de Jesus, isto é, que é este homem destinado a uma paixão e morte e a uma ressurreição gloriosa, este é meu Filho amado, meu predileto, o meu eleito, escutem o que Ele diz. Esta passagem nos ensina que a fé dos discípulos de ontem e de hoje começa pela escuta de Jesus. Por fim, peçamos ao Cristo transfigurado a graça da nossa transfiguração diária pela escuta constante da sua Palavra: ‘Este é o meu Filho muito amado, escutai o que Ele diz, amém!”, expressou Dom Moacir.
Após os ritos finais, as imagens do Senhor Bom Jesus e de Nossa Senhora da Soledade, conduzidas pelo reitor do santuário padre Wagner percorreram as ruas da cidade de Jardinópolis acompanhadas por uma carreata. Os fiéis e romeiros saudaram e receberam a bênção do Senhor Bom Jesus da Lapa no encerramento das festividades do padroeiro.

Batatais

As festividades do patrono da cidade de Batatais, Senhor Bom Jesus da Cana Verde, foram celebradas no santuário dedicado ao padroeiro com a Novena, de 28 de julho a 05 de agosto, transmitida na página do Facebook e no canal do Youtube, e no dia 06 de agosto, a missa solene presidida pelo reitor padre Pedro Ricardo Bartolomeu e transmitida pelas emissoras Rádio Claretiana FM e Rádio Difusora Batatais. Na programação da festa do padroeiro o santuário realizou a Campanha # Santuário Em Ação, no período de 10 de julho a 10 de agosto, com o objetivo de arrecadar alimentos, fraldas (infantis e geriátricas) e produtos de higiene a serem destinados a instituições beneficentes e famílias em vulnerabilidade social.
 


 

Bênção sobre a cidade: Na manhã do dia 06 de agosto, de helicóptero, o padre Pedro Ricardo sobrevoou a cidade de Batatais, levando consigo a imagem do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, abençoando os moradores da cidade e rezando pelo fim da pandemia. Em entrevista a Educadora Rádio e TV disse: “É um momento indescritível, uma alegria muito grande, em poder ver todas as casas, todas as paróquias, e conforme íamos passando nos bairros eu pedia ao Bom Jesus que abençoasse todos os doentes, os idosos, os devotos do Bom Jesus, enfim, o governo, os vereadores, a prefeitura com o secretariado, e que o Bom Jesus derramasse e derrame sobre todos os batataenses, os munícipes, a sua bênção salvadora, curativa, vivificante. Que saibamos honrar o Bom Jesus com a nossa vida, com uma vida fraterna e justa, pedindo a Ele também que afaste para longe de nós este momento tão difícil de pandemia”, declarou padre Pedro.

Sertãozinho

A abertura das festividades em louvor ao Senhor Bom Jesus, no Jardim Alvorada, em Sertãozinho, teve início no domingo, 02 de agosto, após a transmissão da missa pela página do facebook da paróquia, presidida pelo pároco padre José Eduardo Previato Carmanham, e na sequência uma carreata com a imagem do padroeiro nas ruas do perímetro paroquial. Com o tema central: “Paróquia Senhor Bom Jesus: 20 anos de missão e serviço” foi celebrado nos dias 03, 04 e 05 de agosto o tríduo em louvor ao padroeiro, e no dia 06, a festa do padroeiro na celebração da solenidade da Transfiguração do Senhor, às 12h e 19h30. As celebrações do padroeiro neste ano de 2020, de modo especial, marcaram os 20 anos de instalação da paróquia, criada em 02 de julho e instalada em 04 de agosto de 2000, em decreto promulgado pelo arcebispo Dom Arnaldo Ribeiro.
 


O pároco padre José Eduardo, em vídeo documentário por ocasião dos 20 anos da paróquia, expressou o agradecimento a Deus e a comunidade paroquial. “Nesse ano de 2020, no dia 04 de agosto, celebramos 20 anos da instalação da nossa comunidade paroquial, e neste sentido, nós louvamos e agradecemos ao Senhor Nosso Deus por todo bem que a nossa comunidade tem realizado durante todo este tempo de sua missão e serviço à comunidade. Uma palavra que resume este momento em que nós estamos vivendo é gratidão. Gratidão por tudo que nós celebramos, por todo bem que nós realizamos, todos os sacramentos que nós distribuímos, e toda evangelização que a paróquia tem proporcionado às pessoas durante todos esses anos (...) Nesta celebração dos 20 anos estamos vivendo um tempo difícil que é este tempo de pandemia, mas nós temos muita fé e muita esperança de que tudo isso possa passar, e queremos aproveitar esse período para aprender algo. Nesse sentido nós nos lançamos ao futuro comprometidos com a evangelização e quero agradecer todo aquele que participa e celebra a sua fé em nossa comunidade, que caminha e trabalha conosco, e pedir a todos que nós nunca nos cansemos de fazer o bem”, agradeceu o pároco.

Cruz das Posses

Com o tema: “Bom Jesus, caminho que nos conduz”, a paróquia Santa Cruz, no Distrito de Cruz das Posses, em Sertãozinho, celebrou de 27 de julho a 05 de agosto, a novena em louvor ao padroeiro Senhor Bom Jesus com a transmissão na página do facebook da paróquia. A convite do pároco padre Reginaldo Augusto Belém e da comunidade paroquial foram acolhidos a cada dia um padre celebrante para presidir a Eucaristia e fazer a pregação dos subtemas do novenário. No dia 06 de agosto, festa do padroeiro, a celebração eucarística presidida pelo padre Reginaldo e concelebrada pelo padre Fábio Donizetti Ribeiro (Diocese de Lins), e com os serviços litúrgicos dos diáconos Anselmo Belan e José Marcos da Silva, agradeceu ao Senhor Bom Jesus pelas graças alcançadas, e com orações pelo fim da pandemia.
 


No início homilia, o padre Reginaldo resgatou itinerário dos temas rezados durante a novena como expressão do discipulado de Jesus Cristo. “É momento de celebrar, entoar com júbilo o nosso padroeiro que é o Senhor Bom Jesus, aquele que ilumina as nossas vidas, aquele que durante esta novena conseguimos em cada dia meditar e refletir, aquele que nos conduz ao caminho da verdade, da fé, da esperança, da caridade, da obediência, da compaixão, o Senhor que nos conduz pelo caminho do bem, porque Ele é o caminho, a verdade e a vida”, comentou o pároco.

Após a transmissão da missa a imagem do Senhor Bom Jesus foi levada em carreata pelas ruas do distrito conduzida pelo pároco padre Reginaldo, em clima de oração, cânticos e bênçãos aos moradores de Cruz das Posses.

Ribeirão Preto - A paróquia Senhor Bom Jesus da Lapa, nos Campos Elíseos, em Ribeirão Preto, que tem como pároco o padre Adriano Aparecido Oliveira dos Santos, e contou também com a participação do pároco emérito, padre Estevão Remi Bruyland, celebrou a missa solene na festa do padroeiro, no dia 06 de agosto, às 18h30, e na sequência uma carreata com a imagem do Senhor Bom Jesus pelas ruas do bairro.
 


Bonfim Paulista - A paróquia Senhor Bom Jesus do Bonfim, em Bonfim Paulista, celebrou a festa do padroeiro com o tríduo preparatório nos dias 03, 04 e 05 de agosto, e no dia 06 de agosto, a missa solene presidida pelo pároco padre Mário Reis da Silveira, com os serviços litúrgicos do Diácono Eduardo Cavalin, e a transmissão da celebração na página do facebook da paróquia. O padre Mário avaliou a importância de celebrar a festa do padroeiro e as adaptações feitas neste ano devido a pandemia. “A nossa tão aguardada Festa do Padroeiro não sofreu, por conta da pandemia vigente e do isolamento que dela ainda decorre prejuízos no seu conteúdo, mas alterações necessárias na forma, estrutura e calendário. As celebrações litúrgicas foram todas mantidas, doendo-me, porém, na alma - e no coração não menos - a não participação presencial dos fiéis, do mesmo modo como, a partir dos todos relatos havidos, doía-lhes o não comparecimento às Missas e o isolamento social a que estavam - e ainda estamos todos - obrigados. No pátio do salão paroquial, com as devidas mudanças e imprescindíveis adequações, a Festa nas noites de sábado e domingo, que de encontros à mesa eram e de longas conversas, deu lugar ao drive-thru nos todos finais de semana de agosto e primeiro de setembro. Faltaram os abraços, os sorrisos que pudessem ser vistos, mas não faltaram as graças, e as bênçãos foram inúmeras”, comentou Padre Mário.