Capacitação para Agentes Promotores da CF-2020 em Brodowski

Capacitação para Agentes Promotores da CF-2020 em Brodowski

Com o tema: “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema: ““Viu, sentiu compaixão e cuidou dele (Lc 10,33-34)”, ao menos 120 agentes de pastoral das paróquias da Arquidiocese de Ribeirão Preto reuniram-se no sábado, 4 de janeiro de 2020, no Auditório do Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto e dependências do Seminário Maria Imaculada, em Brodowski (SP), para a “Capacitação para Agentes Promotores da Campanha da Fraternidade”. O encontro é promovido pela Equipe Arquidiocesana de Campanhas e tem o apoio na infraestrutura da Comunidade Missionária Divina Misericórdia (Batatais).

A Campanha da Fraternidade 2020 tem o seguinte objetivo geral: “Conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como Dom e Compromisso, que se traduz em relação de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa Casa Comum”.

Com o tema e o lema da Campanha da Fraternidade 2020 a Igreja no Brasil se prepara para difundir uma das mais importantes campanhas de evangelização que todos os anos é proposta aos batizados e homens e mulheres de boa vontade. Muito importante também porque tem seu auge na Quaresma, tempo de conversão, e a Campanha da Fraternidade, iluminada pelo Evangelho de Jesus, sempre foca pontos de conversão para que cheguemos na Páscoa do Senhor um pouco mais transformados em nosso pensar e agir.

O tema e o lema da CF-2020 reforçam a dimensão do cuidado em todas as suas dimensões. Dentro deste tema mais geral, vários outros aspectos são sugeridos: mercantilização da vida, aborto, acidentes de trânsito e no trabalho, entre outros. Caberá às comunidades paroquiais aprofundá-lo nas perspectivas pessoal, comunitária e social, para que não se perca de vista a construção da fraternidade, o objetivo principal da CF.

Na abertura da capacitação, o coordenador da Equipe de Campanhas, padre André Luiz Massaro, acolheu, presidiu a oração e motivou os participantes a se engajarem nos trabalhos paroquiais da campanha. Os participantes tiveram contato com o conteúdo do texto-base que foi apresentado pelos integrantes da Equipe de Campanhas na respectiva ordem: Introdução: Padre André Luiz Massaro; Ver e Julgar: Diácono Francisco Alves Ferreira Neto; Agir: Aparecida de Fátima (Cidinha). Ainda a Comunidade Missionária Divina Misericórdia apresentou uma esquete teatral curta sobre temáticas sociais que ilustram a importância da valorização da vida, e no encerramento, os participantes interagiram atuando em uma dinâmica feita na área externa do Cearp.

A Equipe de Campanhas agradece ao Seminário Maria Imaculada e ao Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (Cearp) pela colaboração em ceder o espaço para a capacitação.

Camisetas – As paróquias que tiverem interesse em adquirir a camiseta da Campanha devem entrar em contato e fazer o pedido diretamente na empresa Star Silk Comércio e Confecções: (16) 3628-1300 / 9.9318-5181.

Abertura da CF-2020 – A Coletiva de Imprensa da Campanha está agendada para o dia 26 de fevereiro, quarta-feira de Cinzas, às 9h30, na Residência do Arcebispo, onde a Equipe de Campanhas e o arcebispo dom Moacir Silva farão a abertura oficial da CF-2020 na Arquidiocese de Ribeirão Preto.


Acesse os Materiais da CF-2020 (Download)


VER - Campanha da Fraternidade 2020

JULGAR - Campanha da Fraternidade 2020

Luzes e Sombras: uma visão e o cuidado - Campanha da Fraternidade 2020

Prevenção Suicídio - Campanha da Fraternidade 2020

O Bom Samaritano - Campanha da Fraternidade 2020

Oração da Campanha da Fraternidade 2020

Um breve olhar sobre as veredas - Campanha da Fraternidade 2020

Irmã Dulce - Campanha Fraternidade 2020

Amadurecimento CF - Consideracoes Finais - Campanha Fraternidade 2020


Síntese Dioceses - Trabalhos Grupos - Regional Sul 1 - Campanha da Fraternidade 2020


Vídeos (Links)


Irmã Dulce (cinebiografia)

Campanha da Fraternidade 2020 (vídeo oficial)

Clipe Hino da Campanha da Fraternidade 2020