Paróquia São José acolhe novo pároco

O frei Fábio Freire Nôcal, OAR, foi empossado como novo pároco da paróquia São José, em Ribeirão Preto, no dia 24 de fevereiro de 2019, em missa com rito de posse canônica, presidida pelo arcebispo Dom Moacir Silva. A missa reuniu os frades da Ordem dos Agostinianos Recoletos, da Província Santo Tomás de Vilanova (a qual faz parte a Província Santa Rita de Cássia – Ribeirão Preto), e do mestre de cerimônias, padre Antônio Élcio de Souza (Pitico). Frei Fábio substituiu o pároco anterior, o frei Antônio Leopoldo Sarroche Filho, OAR, que esteve à frente da paróquia no período de 20 de fevereiro de 2016 até 23 de fevereiro de 2019.

Rito de Posse - Após a saudação inicial, o arcebispo dom Moacir Silva, solicitou a leitura do decreto de nomeação, em seguida, o frei Fábio fez a profissão de fé diante do arcebispo e da comunidade paroquial, e na continuidade seguiu-se a Liturgia da Palavra. Na aclamação do Evangelho o novo pároco recebeu das mãos do arcebispo o Evangeliário e proclamou o Evangelho, recordando que uma das funções do pároco é o anúncio da Palavra. Depois da homilia, o frei Fábio renovou as promessas sacerdotais e o arcebispo lhe entregou as chaves do sacrário e ambos se dirigiram à Capela do Santíssimo Sacramento para um breve momento de oração. Na sequência, o frei Fábio prestou o juramento de fidelidade e o arcebispo o declarou empossado.

Homilia - O arcebispo Dom Moacir Silva na homilia, após refletir a Liturgia da Palavra, sublinhou alguns pontos referentes a missão do pároco, especificamente as atribuições de ensinar, governar e santificar o Povo de Deus; e deixou aos paroquianos o compromisso de zelar pela amizade sincera, disponibilidade para auxiliar na missão e a oração diária pelo pároco.

Ritos Finais

Antes dos ritos finais, a comunidade paroquial através de um representante da paróquia, dirigiu mensagem de acolhida ao novo pároco: “Frei Fábio, toda a comunidade fará o possível com muito esforço para ajudá-lo no pastoreio; e expressamos o nosso agradecimento ao frei Leopoldo por todos esses anos de dedicação. Lembramos que o nosso compromisso é com o amor de Jesus, e com esse amor no coração e muita disposição nos colocamos ao serviço da paróquia e da arquidiocese, e faremos o possível para ser merecedores da confiança e com muita alegria faremos uma comunidade mais viva, uma comunidade vibrante, uma comunidade missionária, nós dizemos ‘sim’ à paróquia e a Igreja de Cristo. Nós continuaremos e seremos cada vez mais uma Igreja missionária. Muito obrigado frei Fábio por aceitar essa nova missão”. 

Na continuidade, o Frei Fábio, dirigiu algumas palavras a comunidade paroquial. “Nesse início de missão só posso dizer obrigado e pedir a Deus que tenha misericórdia. Quando eu fui chamado para vir para Ribeirão Preto o provincial simplesmente me chamou para estar na comunidade, depois veio o prior, e é isso que eu chamo de ‘Deus ter misericórdia’. Agradeço a confiança da Igreja em nome do nosso arcebispo, agradeço a confiança da minha comunidade dos Agostinianos Recoletos de ter me acolhido neste caminho. Lembro que esta casa tem uma história muito grande, homens santos passaram por aqui, e agora está incumbência caiu sobre mim: ‘Deus tenha misericórdia’. Por isso, neste dia, simplesmente é o que nós acabamos de cantar: ‘Eis me aqui Senhor’, e tenham paciência comigo, vou tentar dar o meu melhor com o coração sincero. A todos vocês, muito obrigado!”