Paróquia Nossa Senhora de Fátima tem novo pároco

O arcebispo Dom Moacir Silva presidiu no sábado, 15 de dezembro, às 17h30, a missa com o rito de posse canônica do novo pároco da paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Sumaré, em Ribeirão Preto: Padre Paulo Ricardo Rosa, CSS, religioso da Congregação dos Sagrados Estigmas (Estigmatinos), que até a data da posse desempenhava a função de vigário paroquial da paróquia São Benedito, em Barretos. A concelebração eucarística reuniu padres e diáconos da Arquidiocese, fiéis da paróquia São Benedito, de Barretos, e paroquianos da paróquia Nossa Senhora de Fátima. Padre Paulo sucede ao padre Valmir Cassim da Silva, CSS, que segue para outra função na Congregação.

Rito de Posse - Após a saudação inicial, o arcebispo dom Moacir Silva, solicitou a leitura do decreto de nomeação, em seguida, o padre Paulo fez a profissão de fé diante do arcebispo e da comunidade paroquial, e na continuidade seguiu-se a Liturgia da Palavra. Na aclamação do Evangelho o novo pároco recebeu das mãos do arcebispo o Evangeliário e proclamou o Evangelho, recordando que uma das funções do pároco é o anúncio da Palavra. Depois da homilia, o padre Paulo renovou as promessas sacerdotais e o arcebispo lhe entregou as chaves do sacrário e ambos se dirigiram à Capela do Santíssimo Sacramento para um breve momento de oração. Na sequência, o padre Paulo prestou o juramento de fidelidade e o arcebispo o declarou empossado.

Homilia - O arcebispo Dom Moacir Silva na homilia, após refletir a Liturgia da Palavra, agradeceu os trabalhos de evangelização do padre Valmir frente à paróquia (24 de janeiro de 2016 até 15 de dezembro de 2018). “Gostaria de expressar a minha gratidão ao padre Valmir pelo tempo que esteve à frente desta comunidade, pelo carinho e acolhida a todos, muito obrigado e felicidade em sua nova missão”, desejou o arcebispo. Ao novo pároco padre Paulo e a comunidade paroquial, o arcebispo recordou três pontos da missão, primeiro do pároco: ensinar, governar e santificar o Povo de Deus; e da comunidade paroquial: amizade sincera, disponibilidade para auxiliar na missão e a oração diária pelo pároco.

Padre Paulo Ricardo Rosa - Nasceu em 17 de novembro de 1984, em Itararé (SP). Foi ordenado presbítero em 26 de agosto de 2017, no Santuário Nossa Senhora de Lourdes, em Curitiba (PR), e designado para o exercício de seu ministério presbiteral como vigário paroquial na paróquia Santo Benedito, em Barretos.


Fotos: https://www.facebook.com/camila.sallesdesouza