Brodowski sediou capacitação para Agentes Promotores da CF-2019

Com o tema: “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27), ao menos 150 agentes de pastoral das paróquias da Arquidiocese de Ribeirão Preto se reuniram no sábado, 5 de janeiro, no Auditório do Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto e dependências do Seminário Maria Imaculada, em Brodowski (SP), para a “Capacitação para Agentes Promotores da Campanha da Fraternidade”. O encontro é promovido pela Equipe Arquidiocesana de Campanhas e tem o apoio na infraestrutura da Comunidade Missionária Divina Misericórdia (Batatais).

A Campanha da Fraternidade 2019 tem o seguinte objetivo geral: “Estimular a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais da fraternidade”.

Na abertura da capacitação, o coordenador da Equipe de Campanhas, padre André Luiz Massaro, acolheu, presidiu a oração e motivou os participantes a se engajarem nos trabalhos paroquiais da campanha. “É uma alegria muito grande acolher vocês aqui nas dependências do Centro de Estudos da Arquidiocese e do Seminário Maria Imaculada, estamos reunidos para a capacitação da Campanha da Fraternidade que é um momento de reflexão e sensibilização. A Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema ‘Fraternidade e Políticas Públicas’ e é um aprofundamento e prolongamento da campanha do ano passado que abordou a questão da superação da violência. Neste ano queremos tratar das políticas públicas: do idoso, da educação, da moradia, da saúde, da agricultura, do lazer, enfim continuamos a buscar no Evangelho de Jesus luzes e critérios para promover mudanças e conversão, e justamente o auge da Campanha da Fraternidade é no tempo quaresmal, que é um tempo de conversão para a alegria e o triunfo da Páscoa. Que possamos ser animadores e multiplicadores da Campanha da Fraternidade nas comunidades, nas paróquias, nas equipes e nos movimentos”, motivou padre André.

Os participantes tiveram contato com o conteúdo do texto-base que foi apresentado pelos integrantes da Equipe de Campanhas na respectiva ordem: Introdução: Padre André Luiz Massaro; Ver e Julgar: Diácono Francisco Alves Ferreira Neto; Agir: Diácono Valter Jaime Silveira. Ainda a Comunidade Missionária Divina Misericórdia apresentou esquetes teatrais curtas sobre algumas temáticas sociais para ilustrar a importância das Políticas Públicas e da atuação dos Conselhos Paritários.

A Equipe de Campanhas agradece ao Seminário Maria Imaculada e ao Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (Cearp) pela colaboração em ceder o espaço para a capacitação.

Camisetas – As paróquias que tiverem interesse em adquirir a camiseta da Campanha devem entrar em contato e fazer o pedido diretamente na empresa Star Silk Comércio e Confecções: (16) 3628-1300 / 9.9335-3260.

Quinta Urgência Pastoral – A primeira reunião deste ano da Quinta Urgência Pastoral que reúne as Pastorais Sociais está agendada para o dia 16 de março, às 9 horas, no Centro Arquidiocesano de Pastoral. Todos os que atuam e trabalham paroquialmente com as Pastorais Sociais estão convidados a participar da reunião.

Abertura da CF-2019 – A Coletiva de Imprensa da Campanha está agendada para o dia 6 de março, quarta-feira de Cinzas, às 9h30, na Residência do Arcebispo, onde a Equipe de Campanhas e o arcebispo dom Moacir Silva farão a abertura oficial da CF-2019 na Arquidiocese de Ribeirão Preto.


Acesse os materiais usados na capacitação (Slides)

VER - CF-2019

JULGAR - CF-2019

AGIR - CF-2019

A Doutrina Social da Igreja e a Campanha da Fraternidade

Conselhos Paritários